O uso de substâncias psicotrópicas é sem dúvida um dos problemas de saúde mais importantes do Brasil. O fácil acesso a essas substâncias, combinado com a impulsividade e a tendência de se engajar em comportamentos de risco, faz dos adolescentes o grupo mais vulnerável da população.
A participação dos pais e educadores é fundamental no desenvolvimento de medidas de prevenção ao uso de substâncias. Diversos estudos mostram que programas preventivos direcionados aos pais e educadores têm maior efetividade em adiar a experimentação de álcool e inibir o uso de outras substâncias psicoativas, comparados as intervenções voltadas diretamente aos adolescentes.
Neste contexto, temos por objetivo capacitar educadores na difícil tarefa de prevenir, identificar e manejar os problemas relacionados ao consumo nocivo de substâncias psicoativas. Consequentemente, busca combater os estigmas relacionados à dependência de substâncias, visando modificar a maneira como a saúde mental e a dependência de drogas são abordadas nas instituições de ensino.
Em nossas intervenções, propomos um exercício com enfoque na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, levando em consideração as evidências científicas consagradas nessa área.
Os temas apresentados nesta linha abrangem uma série de assuntos, que são reformulados de acordo com o surgimento de novas evidências científicas e com as demandas solicitadas. Sim, a equipe do Cuca Legal gosta de ser desafiada, portanto sinta-se a vontade de sugerir novos temas.
Para solicitar o desenvolvimento de um programa exclusivo ou mais informações, envie um e-mail para cucalegal@cucalegal.org.br ou clique aqui e acesse nosso formulário de contato.