O Cuca Legal é uma equipe interdisciplinar, ligada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Telefone: (11) 5084-9466

Mindfulness é a tradução em inglês de atenção plena.

A prática de atenção plena é um processo. A primeira etapa é a prática da atenção focada, desenvolvendo a autoconsciência por meio de uma âncora. A percepção do corpo, da respiração, do som, mantra, palavras, entre outras. Dirigimos a mente e concentramos num determinado objetivo ou objeto. A segunda etapa, demanda consciência emocional e poderia ser descrita como coração pleno, ou consciência compassiva e gentil.

É focar a atenção no seu corpo, na sua respiração, registrando as sensações, emoções e pensamentos, momento a momento. Estar consciente de si, chamar a mente de volta, evitando a divagação e o automatismo. A atenção plena precisa ser cultivada e praticada diariamente.

Por que é tão relevante nos dias de hoje?
Parte-se do princípio de que para manejar as emoções é necessário reconhecê-las e identificá-las. Isto só será possível se estivermos atentos às nossas sensações, percepções, pensamentos, emoções e sentimentos.

Para qualificarmos a atenção, devemos desacelerar o fazer e cultivar o ser e o estar, o que nos leva ao estado de consciência.

A amígdala é a parte emocional do cérebro e que reage a situações sem pensar. O córtex é a parte do cérebro que nos ajuda a prestar atenção, controlar o comportamento e refletir. Quando praticamos a atenção plena, o córtex é capaz de assumir o controle sobre a reação por parte da amígdala.

A prática da atenção plena nos leva à consciência do que pensamos, falamos, agimos e reagimos na vida cotidiana. Consciência de como algumas situações da vida cotidiana tem impacto no nosso corpo, na nossa mente e no nosso coração.

O Cuca Legal e a Prática de Atenção Plena
A atenção plena potencializa a conscientização por meio do autoconhecimento, favorece a saúde mental e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Torna-se assim, um dos pilares fundamentais na atuação do Programa Cuca Legal.

O Projeto Cuca Legal promove vivências por meio de práticas atencionais, focando em objetos, como o físico (corpo e respiração), o psicofísico (mente e respiração) e a ética (mente e valores). Vivenciar a abertura para aceitação das coisas como elas são, conectando com as pessoas e o mundo, desenvolvendo a compaixão


Indicação de Referências

• Broderick PC, Frank JL. Learning to BREATHE: an intervention to foster mindfulness in adolescence. New Dir Youth Dev. 2014 Summer;2014(142):31-44.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25100493

• Burch V. Viva bem com a dor e a doença: o método de atenção plena. Trad. Márcia Epstein. São Paulo: Summus, 2011.

• Davison RJ. O estilo emocional do cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

• Diskin L. Workshop: Atenção e concentração nas práticas meditativas. São Paulo: Apostila Palas Athena, 2015.

• Kabat-Zinn J. Wherever you go, there you are: mindfulness meditation in everyday life. Nova York: Hyperius; 2004.

• Kuyken W, Weare K, Ukoumunne OC, Vicary R, Motton N, Burnett R, Cullen C, Hennelly S, Huppert F. Effectiveness of the Mindfulness in Schools Programme: non-randomised controlled feasibility study. Br J Psychiatry. 2013 Aug;203(2):126-31.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23787061

• Torjesen I. Benefits of teaching mindfulness at school will be assessed. BMJ. 2015 Jul 16;351:h3872.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26187061