Competência Sociemocional

Educação socioemocional é uma prática que tem por finalidade estimular a identificação, a compreensão e a regulação das emoções nas relações pessoais e interpessoais, desenvolvendo valores que levam a formas mais evoluídas de funcionamento. Através dela, os indivíduos são incentivados não só a adquirir, mas também a aplicar estes conhecimentos, habilidades e atitudes buscando a promoção de ambientes mais saudáveis e criativos, partindo do pressuposto de que uma pessoa que conhece mais a si tem mais condições de perceber e respeitar as emoções dos seus semelhantes.

Educação socioemocional (do inglês, Social and Emotional Learning – SEL) foi um constructo proposto no ano de 1994, por uma equipe de especialistas da área da saúde e da educação conhecida como CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning).  Nesta ocasião, a CASEL apresentou a classificação de 5 competências socioemocionais fundamentais que vêm sendo consistentemente estudadas até hoje.

 

  • Autoconhecimento: reconhecimento das próprias emoções, valores, auto-eficácia e limitações.
  • Consciência social: está ligada ao cuidado e à preocupação com as outras pessoas, assim como à capacidade de perceber a emoção do outro e aceitar sentimentos diferentes do seu; apreciar a diversidade e respeitar o próximo.
  • Tomada de decisões responsável: conseguir identificar problemas reais, analisar e refletir sobre essas situações; ter habilidade de resolução de problemas através de atitudes baseadas em preceitos éticos, morais e com fins construtivos.
  • Habilidade de relacionamento: formação de parcerias positivas, pautadas pelo compromisso, pela cooperação, pela comunicação efetiva e pela flexibilidade na negociação de acordos. Saber solicitar e oferecer ajuda.
  • Autocontrole: capacidade de autogerenciamento de comportamentos e emoções a fim de se atingir uma meta. Orienta a motivação interna e consequentemente, a disciplina e a persistência frente a desafios. Nesse sentido, pode utilizar-se de ferramentas como a capacidade de organização, o humor e a criatividade.

 

Em nossas intervenções da linha Competência Socioemocional, propomos um exercício com enfoque na promoção de saúde associadas à proteção da saúde psicológica, ao exercício da cidadania e ao sucesso pessoal e profissional.

Os temas apresentados abrangem uma série de assuntos, que são reformulados de acordo com o surgimento de novas evidências científicas e com as demandas solicitadas. Sim, a equipe do Cuca Legal gosta de ser desafiada, portanto sinta-se a vontade de sugerir novos temas.

Palestras

Cursos

Bate Papo com Especialista

Consultoria


 

Para solicitar o desenvolvimento de um programa exclusivo ou mais informações, envie um e-mail para cucalegal@cucalegal.org.br ou clique aqui e acesse nosso formulário de contato.