Nosso
Manifesto

Mente, todo mundo tem.
Mas nem todo mundo
pensa sobre ela.

Leia, vamos juntos

Logo, a mente, que te permite tanto.

Mergulhar no conhecimento que te inspira.

Conectar você com o que te toca.
Enfim: viver aproveitando a vida.

E a gente acredita que ela pode gerar muito mais quando não a escondemos dentro da nossa cabeça.

Quando falar sobre como ela está se torna comum nas conversas entre amigos, com a família, nas escolas.

Afinal, ter uma questão com sua mente é tão natural quanto ter uma.

Pode acreditar, toda a sociedade se transforma quando cada um de nós sabe como olhar para dentro e escutar, entender e cuidar da nossa mente.

Quanto mais cedo, melhor.

O conhecimento e a empatia entram na história para tornar essa cultura uma nova realidade.

E a gente está aqui para fazer isso acontecer.

Tudo começa quando você coloca uma ideia na cabeça.

 

Quem
somos

O Ame sua Mente nasceu para explorar as possibilidades de promoção da saúde mental a partir do ambiente escolar e, ao mesmo tempo, contribuir com conhecimento científico e técnico para educar e conscientizar a sociedade brasileira sobre o tema.

O Instituto é uma Organização da Sociedade Civil que desenvolve projetos pautados em pesquisas científicas com foco na promoção da saúde mental, redução de estigmas, prevenção e manejo de transtornos, sendo o educador o principal ator social de suas intervenções.

saiba mais

O Instituto foi fundado em 2018, após mais de 10 anos de pesquisas científicas do projeto “Cuca Legal”. Essa iniciativa, que começou em meados de 2008, junto a escolas públicas, foi idealizada pelo psiquiatra Rodrigo A. Bressan – presidente do Instituto -, em parceria com a Escola Paulista de Medicina – EPM/UNIFESP.

Os resultados colhidos fundamentaram a estruturação das ações sociais que pautam a agenda do Instituto.

Os esforços para sensibilizar a população sobre a neurodiversidade e a complexidade da saúde mental, somados à formação de educadores no tema, contribuem para a consolidação de sua missão.

Nossa missão

Promover uma nova cultura de saúde mental no Brasil, para que as pessoas assumam seu desenvolvimento emocional desde cedo, e, assim, possam realizar seus potenciais, prevenir transtornos mentais e contribuir para a sociedade.

Nossos
valores

Atuação

Partindo do entendimento de que saúde mental é um dos grandes desafios da nossa época e que prevenção e tratamento precoce são essenciais, trabalhamos em dois eixos de atuação:
No pilar de Educação, desenvolvemos programas e projetos de formação em saúde mental, com foco prioritário no ambiente escolar, principalmente na figura do educador da rede pública de ensino.
Já em Advocacy, visamos combater estigmas, preconceitos e a busca tardia por tratamento, através da conscientização da sociedade sobre a cultura da promoção da saúde mental, prevenção e manejo dos transtornos.

Reconhecimento

Fomos reconhecidos por diferentes atores sociais como prática referência em promoção da saúde mental no âmbito da Educação, tanto nacional quanto internacionalmente. Clique nos botões abaixo e acesse os conteúdos:

Futuro

É importante destacar que a atuação do Instituto está diretamente comprometida com a Agenda 2030 e contribui com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indicadores sociais e socioambientais, criados em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os ODS são referenciais importantes para o planejamento global de implementação de ações necessárias para a educação inclusiva da sociedade e o desenvolvimento sustentável do planeta.

Nossa
trajetória

Transparência

Em 2020, ano da 1ª atividade social do Instituto Ame sua Mente, auditamos nossos resultados financeiros pela empresa de auditoria externa – BDO. As demonstrações contábeis, os relatórios e as respectivas notas explicativas estão disponíveis para consulta.

Nossa
Equipe

Conselho de Administração

Colaboradores

Conselho Consultivo

José Guilherme Queiroz
Marina Auriemo
Nicolas de Camaret
Patrice de Camaret
Pedro Pan
Ricardo Guimarães
Thais Junqueira
Tiago Guimarães

Conselho Fiscal

Cibele Demétrio
Fábio Santiago
Fernando Foz

Associados
beneméritos

André Del Castilho Gola
Carolina de Meneses Gaya
Giovanni Salum
Gustavo Mechereffe Estanislau

Apoio

Nosso profundo agradecimento a estes grandes doadores que possibilitam a realização das nossas intervenções sociais junto à comunidade. E a todos os demais apoiadores que acreditam na importância de promover uma nova cultura de saúde mental no Brasil.
Grandes Apoiadores
Grandes Apoiadores

Newsletter

Assine a newsletter e receba conteúdos qualificados sobre saúde mental no seu e-mail.
Faça parte desse movimento #amesuamente

    Nos diga o tipo de conteúdo que tem interesse:

    © 2023 por Ame sua Mente

    Ame sua mente
    logo_l

    ©2023 por Ame sua Mente