O Cuca Legal é uma equipe interdisciplinar, ligada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Telefone: (11) 5084-9466

Os últimos vinte anos marcaram um grande avanço nas pesquisas das Neurociências, possibilitando maior conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e sobre a integração de processos cognitivos e emocionais. Ampliou-se a compreensão da dimensão emocional, como aspecto indissociável do processo de aprendizagem, e de sua participação na saúde física e mental, trazendo contribuições valiosas à Educação.

Entendendo o espaço da escola como essencial na construção de competências cognitivas e socioemocionais, o Projeto Cuca Legal oferece palestras e desenvolve programas para toda a comunidade acadêmica (alunos, educadores, gestores, funcionários e famílias) e programas exclusivos para as equipes de gestores e docentes em escolas de todo o Brasil.

Programas Especiais para Educadores e Gestores Escolares
O Projeto Cuca Legal foi à escola com várias iniciativas, entre elas a proposta de promover o desenvolvimento do aluno por meio da aprendizagem socioemocional. No entanto, deparou-se com as questões emocionais do docente.

A complexidade do contexto educacional da atualidade demanda de modo mais intenso os conhecimentos e recursos emocionais do professor, que se vê pressionado por fatores que afetam diretamente sua qualidade de vida no trabalho. A dificuldade em lidar com suas próprias emoções é um fator que pode aumentar a ansiedade e o estresse na prática do ensino, levando muitas vezes a problemas de saúde física e mental.

O Projeto Cuca Legal desenvolve estratégias customizadas que possibilitam que educadores e gestores conheçam, percebam e lidem de modo mais construtivo com suas emoções, ampliando também sua compreensão dos estados emocionais dos alunos, auxiliando-os a melhor apoiar os educandos no seu processo de aprendizagem e ser um modelo positivo.

Parceria com Escolas
Em parceria com escolas, ou via o Programa Adote uma Escola (em que o governo, ONGs ou iniciativa privada podem patrocinar Programas do Cuca Legal), são desenvolvidos formações e intervenções relacionados a Educação Emocional,que ampliam a compreensão do impacto das emoções na aprendizagem, promovem o autoconhecimento e estratégias construtivas para lidar com a dimensão emocional, para que a escola possa ser um espaço de promoção da saúde integrada e integral.

O Cuca Legal também oferece programas de Saúde Mental, com o objetivo de ampliar a compreensão do conceito e dar a escola recursos para poder identificar indícios que mereçam maior atenção e encaminhamentos específicos.

Abordagem
O Projeto Cuca Legal busca entender o contexto da escola e suas demandas, ajustando-se às especificidades de cada ambiente e equipe escolar.

Além de utilizar-se do conhecimento e recursos das Neurociências, o Projeto Cuca Legal constrói o conhecimento com o grupo apoiando-se nas Rodas de Conversa como recurso dialógico, onde os participantes compartilham e relacionam suas experiências com os conhecimentos apresentados, dando um sentido para os mesmos.

As práticas de Atenção Plena (Mindfulness) compõem os diversos recursos que o Projeto Cuca Legal apresenta para o manejo de estresse e das emoções. São técnicas que favorecem a percepção dos estados e reações emocionais, levando ao aprofundamento do autoconhecimento e autogerenciamento.

Os programas podem ser de curta ou longa duração, com oficinas e aulas presenciais ou mistas, utilizando recursos de EAD (educação à distância). Contam com material didático para a melhor aprendizagem dos conteúdos.

Conheça um exemplo de Programa desenvolvido em parceira com o Governo do Estado.
Para saber mais sobre os programas disponíveis clique aqui.
Caso tenha interesse em desenvolver parceria com o Projeto Cuca Legal ou Adotar uma Escola, entre em contato aqui.