O Cuca Legal é uma equipe interdisciplinar, ligada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Telefone: (11) 5084-9466

O Projeto Cuca Legal busca entender o contexto da escola e suas demandas. Oferece programas customizados, ajustando-se às especificidades de cada ambiente e equipe escolar. Para saber mais, sobre a atuação e abordagem do Projeto Cuca Legal, clique aqui

Conheça exemplos de programas e intervenções oferecidos para as escolas:

Adote uma Escola
Empresas, ONGs, Órgãos do Governo ou mesmo pessoas físicas podem patrocinar este programa de intervenções sistêmicas, fortemente estruturadas pela equipe interdisciplinar Cuca Legal para trabalhar estratégias diversificadas e contextualizadas à realidade específica de uma escola. O programa visa identificar os pontos necessários para a promoção da Saúde Emocional e Mental na instituição em todas suas instâncias, desenvolvendo metodologias e técnicas de identificação e manejo dos desafios em questão.

Programa de Educação Emocional
Criado para promover a educação emocional para educadores, gestores e orientadores. Visa prevenir estresse ocupacional, controle de Raiva, Frustração, Medo, Ansiedade, etc. na lida com alunos e pares. Baseada na Psicologia Comportamental Cognitiva, nas Neurociências, nas Técnicas de Atenção Plena, este programa trabalha habilidades diversas e necessárias para o professor lidar melhor consigo, com os alunos e colegas, além de fortalecer a execução de suas atividades laborais de maneira competente e ética. Utiliza a Roda de Conversa no processo, metodologia que estimula a construção do conhecimento por todos os participantes. Neste processo, então, constrói-se recursos e habilidades que cuidam das emoções e consequentemente da aprendizagem.

Oficinas de Saúde Mental
Por meio de encontros entre educadores e orientadores ou oficinas de curta duração, o projeto oferece estratégias estruturadas para a promoção da saúde mental e prevenção de transtornos mentais. Utiliza-se de abordagens interativas, tendo como diretrizes fundamentais a saúde e a qualidade de vida. Aborda conceitos essenciais relacionados à identificação dos principais transtornos mentais, tais como Ansiedade, Depressão, TDAH e outros. Temas como bullying, drogas, vícios, etc. Também podem ser abordados, inclusive com palestras para pais e responsáveis. Ao sensibilizar educadores em relação às condutas necessárias para o trato com crianças e adolescentes que apresentam comportamento difícil ou mesmo de risco, pode-se contribuir para a otimização do tratamento e diminuição do estigma.

Palestras e oficinas sobre:
• Neurociência e Cognição
• Emoções e Educação Emocional
• Aprendizagem
• Meditação e Atenção Plena (Mindfulness)
• Saúde Mental e Transtornos Mentais