O Cuca Legal é uma equipe interdisciplinar, ligada à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Telefone: (11) 5084-9466

O Projeto Cuca Legal teve inicio em 2006 e faz parte do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fundado por Dr. Rodrigo A. Bressan e Adriana Fóz - que coordenou a equipe até dezembro de 2017, o projeto conta com um centro de pesquisas, desenvolve estratégias e programas para a prevenção da Saúde Mental por meio de um trabalho científico e educativo. As intervenções são customizadas e elaboradas a partir do tripé: Neurociências, Atenção Plena (Mindfulness) e Dinâmicas Inter-relacionais, como a Roda de Conversa.

Atende todos os setores da sociedade, como:
Escolas e Educadores: que busquem melhorar processos de aprendizagem e promover um ambiente saudável e criativo. Atua junto a alunos, educadores, gestores, funcionários e famílias. Como diferencial, oferece abordagem com foco em educadores e gestores.
Organizações e Profissionais da área da Saúde: que busquem ampliar seus conhecimentos sobre Neurociências, Saúde Mental e integrar novas práticas na sua atuação.
Organizações Empresariais, Sociais e Lideranças: que busquem boas práticas no ambiente de trabalho, melhorar a aprendizagem, relacionamentos e desempenho.
Indivíduos: que busquem o desenvolvimento de competências socioemocionais, a partir da contribuição das Neurociências, de estratégias de autoconhecimento e processos inter-relacionais.

Conheça mais sobre a abordagem e fundamentação do Cuca Legal, missão, visão e valores.


A equipe Cuca Legal é multi e interdisciplinar. Formada, entre eles, por neurocientistas, educadores, psicopedagogos, psicólogos, psiquiatras, pedagogos, enfermeiros e gestores.

Coordenação

Pesquisador Responsável
Prof. Dr. Rodrigo Affonseca Bressan, Psiquiatra, PhD pelo Institute of Psychiatry- King’s College London; Profº Adjunto Livre Docente do Departamento de Psiquiatria – UNIFESP. Honorary Professor no Institute of Psychiatry – King’s College London. Coordenador do Programa de Esquizofrenia – UNIFESP. Coordenador do LiNC – Lab. Interdisciplinar de Neurociências Clínicas. Coordenador do Grupo de Imagem Molecular do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Fundador do Centro de YMind de Prevenção de Transtornos Mentais. Autor de artigos de alto impacto e patentes científicas, literatura para educadores, consultor para a formulação de políticas públicas para sensibilização e anti-estigma de pessoas com transtornos mentais.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4824419385318370


Coordenadora Gestora
Carolina Meneses Gaya, Psicóloga, com Pós-Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Especialização em Saúde Pública e Especialização em Psicanálise pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pesquisadora Associada do Instituto Nacional de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas (INPAD). Coordenadora do Educa Saúde que realiza treinamento profissional em dependência química para profissionais de saúde e educação. Docente de cursos de Pós-graduação. Autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros relacionados a promoção de saúde e dependência química. Responsável pela validação de instrumentos de rastreamento para uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas. Coordenadora de cursos de capacitação em dependência química para profissionais de saúde e educação. Atua também como psicóloga clínica em consultório particular. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7302320988518347

Pesquisadores
Clarice Sandi Madruga, Psicóloga, com Pós-Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP e Kings College London, Mestrado em Substance Misuse pela Universidade Sussex no Reino Unido e Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora e docente da pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP, atua na área de epidemiologia e prevenção do uso de substancias psicoativas. Professora convidada da disciplina de psiquiatria da Medicina da UNIFESP. Pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas em Álcool e Outras Drogas (INPAD) e coordenadora do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) e do Global Drug Survey Brasil. Consultora do Programa Recomeço Governo do Estado de São Paulo pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), consultora da Coordenadoria de Saúde Mental do Ministério da Saúde para a avaliação dos programas de prevenção do uso de drogas e membro do comitê científico da Secretaria Nacional de Políticas de Drogas (SENAD). Autora de diversos artigos científicos e revisora das principais revistas científicas nacionais e internacionais na área de dependência química. É referência na área para diferentes meios de comunicação (Folha de São Paulo, Estadão, Globo, GloboNews, TV Futura, Revista Mente e Cérebro, etc.). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0659290459957967

Gustavo Estanislau, Psiquiatra especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisador do Programa de reconhecimento e intervenção para indivíduos em estado mental de risco (PRISMA/UNIFESP). Organizador do livro “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber” pela editora Artmed. Palestrante e psiquiatra clínico.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3636211991914874


Membros


Sintia Tasca,Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1999) e especialização em Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é Coordenadora de Pesquisa Clínica do PROESQ - Programa de Esquizofrenia do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.


Colaboradores e Parceiros
O Cuca Legal conta com uma rede de colaboradores e parcerias nacionais e internacionais, dentre esses, da Secretaria da Educação de São Paulo, do NeuroConecte e do Teen Mental Health do Canadá, um dos maiores programas mundiais de Saúde Mental.