O Projeto Cuca Legal

ENTENDA O PROJETO

O Projeto Cuca Legal é uma iniciativa ligada ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que visa à promoção de saúde mental e a prevenção de transtornos mentais em ambientes de ensino, através do desenvolvimento de programas de intervenção baseados em evidências científicas.

Idealizado pelo Prof. Dr. Rodrigo Bressan em 2006, o Cuca Legal passou a ser uma referência na área, fundamentado na premissa de que a disseminação adequada de informações sobre saúde mental é fundamental para o desenvolvimento de fatores protetores que levam ao bem estar e para a redução dos fatores de risco que estão associados ao surgimento e às complicações dos transtornos mentais.

 

 

Mas o que “disseminação adequada” significa?
Para o nosso grupo, a disseminação de informações adequada sobre saúde mental  é aquela que ocorre em ações:

  • Que priorizam a saúde como uma condição muito mais prevalente que a doença.
  • Com o enfoque no empoderamento dos educadores, e não na sobrecarga ou na terceirização de tarefas.
  • Que levem em consideração o fortalecimento da rede multidisciplinar, em detrimento da medicalização (isto é, quando se estabelecem visões simplificadas das complexidades com um viés estritamente medicamentoso), por meio do desenvolvimento de uma visão preventiva e esclarecida dos recursos disponíveis e comprovadamente eficazes.
  • Baseadas em evidências científicas, sempre que existam dados disponíveis.
  • Customizadas caso a caso, de acordo com as necessidades, recursos e outras circunstâncias específicas da instituição solicitante.
  • Cientes do impacto do estigma no contínuo entre a saúde e o transtorno mental, buscamos à humanização da saúde mental e das suas subjetividades, com a finalidade de reduzir a “cultura do rótulo” e os equívocos de conduta decorrentes desse paradigma.

 

Com convicção desses parâmetros, boa parte do processo de formulação de nossas atividades é dedicada à tradução de conteúdos de alta complexidade para uma linguagem acessível e pertinente à prática dos educadores, assim como ao desenvolvimento de métodos que otimizem a apreensão do conhecimento abordado.

Em 2012, o Cuca Legal iniciou uma parceria com o grupo canadense Teen Mental Health (www.teenmentalhealth.org), referência mundial no cenário de intervenções em disseminação de conhecimentos em saúde mental, com projetos no Canadá, Estados Unidos, Portugal, e em países do continente africano e asiático. Desta aliança surgiram duas capacitações pioneiras em saúde mental para educadores junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo nos anos de 2013, 2014 e 2015, que alcançaram mais de 700 educadores. Ainda em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Cuca Legal, em 2015, desenvolveu um projeto que atingiu professores de 17 escolas do estado com enfoque na promoção de Competências Socioemocionais.

Além das iniciativas junto à Secretaria da Educação de São Paulo, o Cuca legal vem atuando em diversos cenários, desenvolvendo ações customizadas de acordo com o conteúdo, público (educadores, pais e alunos), número de encontros e recursos disponíveis.

Ainda em 2015, um marco para a história do Cuca Legal foi o lançamento do livro “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber”, organizado pelos psiquiatras Gustavo M. Estanislau e Rodrigo A. Bressan, com a coautoria de pesquisadores renomados no Brasil e no mundo nas respectivas áreas abordadas no livro, e finalmente com a revisão de educadores visando um resultado final cientificamente apurado, mas ainda assim de linguagem acessível ao professor. Atualmente, “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber” tem sido muitas vezes citado como um “livro de cabeceira” por educadores no Brasil inteiro que reconhecem a importância do assunto nas salas de aula.

A equipe do Cuca Legal é constituída por especialistas que atuam nos campos da neurociência, psicologia, psiquiatria e educação com grande experiência em transmissão de conhecimento, pesquisa e assistência no campo da saúde mental. O diferencial desse grupo é a qualificação profissional, a diversidade e a extensão das intervenções já realizadas nos 12 anos de vida do projeto, e além disso, o caráter criativo, responsável e humano de nossas condutas.