As dimensões entre a Saúde Mental e os Transtornos: Promoção e Prevenção
Os transtornos mentais são condições de alta prevalência e que frequentemente causam prejuízos inestimáveis a portadores, familiares e amigos. Apesar disso, a falta de conhecimento da população a respeito deste assunto é enorme, acarretando uma série de pré-conceitos, e impedindo a promoção de saúde, a prevenção de transtornos e a busca por tratamento adequado.
Nesta palestra, os limites entre saúde, problemas e transtorno mental são discutidos. Além disso, estratégias de promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais são apresentadas, visando o fator primordial para a mudança desse complexo paradigma: a informação.
Estigma
Estigma é um movimento de desaprovação social que geralmente envolve três elementos: falta de conhecimento, atitudes preconceituosas (pensamentos e emoções negativas tais como raiva, ansiedade ou nojo em relação a uma pessoa) e discriminação em forma de comportamento de rejeição e evitação1. O estigma pode se referir a outras pessoas ou a si mesmo. Diversos estudos vêm apontando que o estigma é uma barreira importante que separa uma pessoa em condições de sofrimento do tratamento adequado.Esta palestra revela o impacto do estigma na vida de pessoas que enfrentam um transtorno mental, desvenda os componentes do estigma e oferece um espaço de discussão sobre as estratégias que vêm sendo estudadas no combate ao estigma.
1Stigma: ignorance, prejudice or discrimination? Thornicroft, G. British Journal of Psychiatry (2007).
Medicalização: realidade e mitos
Nas últimas décadas, o número de prescrições de psicofármacos vem subindo. Frente a isso, debates polarizados sobre a consistência de certos diagnósticos e a propriedade de alguns tratamentos vêm sendo instituídos.
Nesta palestra serão analisados os fatores sociais que vêm contribuindo para esse impasse, discutindo os mitos e a realidade a respeito de diagnósticos e de tratamentos psicofarmacológicos específicos.
Depressão, autolesão e suicídio
Segundo um recente relatório da Organização Mundial de Saúde1, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas no Brasil (5,8% da população). O total de pessoas com o transtorno cresceu 18% de 2005 a 2015, corroborando com a previsão de que a depressão será a doença mais incapacitante do mundo até 2020.
Esta palestra tem como objetivos esclarecer a prevalência, a neurobiologia e o quadro clínico da Depressão, assim como examinar as formas de prevenção e tratamento do transtorno. Neste mesmo encontro, será realizada uma roda de conversa sobre autolesão e suicídio, aonde serão abordadas estratégias de detecção, o que fazer, e o que não fazer em casos de risco.
1Depression and other common mental disorders: global health estimates (2017), OMS.
Ansiedade: da normalidade ao transtorno
Os transtornos relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população)1. Esse número é particularmente expressivo porque a ansiedade abrange um conjunto de diagnósticos diversos como a Ansiedade Generalizada, a Ansiedade Social e a Síndrome do Pânico. Por outro lado, a ansiedade é primariamente um fenômeno psicológico adaptativo, ou seja, extremamente útil no nosso cotidiano.
Nesta atividade serão apresentadas as nuances entre a ansiedade adaptativa e os transtornos de ansiedade, a influência biológica e ambiental desse fenômeno psicológico, os diagnósticos associados à ansiedade e estratégias de manejo e tratamento dos quadros patológicos.
1Depression and other common mental disorders: global health estimates (2017), OMS.
Mau desempenho escolar ou acadêmico: identificação e manejo de problemas e transtornos de aprendizagem
O mau desempenho acadêmico pode ser causado por diversos fatores, entre os mais comuns estão os problemas e os transtornos de aprendizagem. Problemas de aprendizagem são geralmente ocasionados por fatores externos, muitas vezes transitórios, como estratégias pedagógicas insatisfatórias, bullying, má alimentação e insônia. Por sua vez, os transtornos de aprendizagem são condições associadas a fatores intrínsecos, com certo comprometimento neurobiológico.
Nesta palestra, serão apresentados os problemas e os transtornos de aprendizagem mais prevalentes como a dislexia, a discalculia, a disgrafia e a disortografia, com enfoque na identificação, compreensão do quadro e manejo dessas situações em contextos dentro de classe e fora dela.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
A prevalência do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ao redor do mundo é de 5,29%1. Tomando isso em consideração, cerca de 95% das pessoas não apresenta este diagnóstico. Nos últimos anos, muito tem se discutido a respeito do TDAH e a polarização entre os que são “pró” e contra o diagnóstico e o tratamento contribui para que se mantenha uma realidade onde muitas pessoas que necessitam do tratamento não o recebam e em que muitas pessoas apresentem diagnósticos duvidosos.
Nesta palestra, apresentam-se dados atualizados sobre a prevalência, as causas, o quadro clínico e o tratamento farmacológico e não farmacológico do TDAH. Muita atenção é prestada aos movimentos de “superdiagnóstico” e o enfoque é tanto de validação da vasta literatura sobre o transtorno quanto de esclarecimento sobre condições que podem simular o quadro clínico do TDAH.
1The worldwide prevalence of ADHD: A systematic review and metaregression analysis. Polanczyk e cols. Am J Psychiatry (2007).
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O autismo e as condições associadas ao seu espectro têm sido objeto de pesquisa prolífica nos últimos anos. Novos conhecimentos a respeito das causas, das sutilezas de seu quadro clínico e de métodos de abordagem são um campo riquíssimo para discussão. Entre todos esses conhecimentos, o maior consenso é que a identificação precoce é fundamental para um bom prognóstico das pessoas que apresentam o quadro.
A proposta deste encontro é realizar uma revisão de novos (e antigos) saberes sobre o transtorno do espectro autista, com enfoque nos sinais e sintomas para a identificação precoce, o manejo comportamental assertivo e as novidades sobre o tratamento.