Saúde mental é uma condição que se estende muito além da simples ausência de transtornos mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela corresponde a um estado de completo bem-estar físico, mental e social no qual o indivíduo se sente bem consigo mesmo e nas relações com os outros, é capaz de administrar as emoções e a própria vida, lida de forma positiva com as adversidades, reconhece seus limites e busca ajuda quando necessário.
De acordo com essa fundamentação, as atividades do Cuca Legal, particularmente as que são direcionadas à abordagem do espectro entre a saúde e os transtornos mentais, apresentam um enfoque primordial voltado para a saúde, porém sem negligenciar a existência de estados mentais que fogem à “normalidade”. Isso quer dizer que a saúde é apresentada como um fenômeno muito mais prevalente que a doença e que movimentos que levam à banalização dos diagnósticos e da medicalização (isto é, quando se estabelecem visões simplificadas das complexidades com um viés estritamente medicamentoso) são debatidos sob olhar crítico.
Em nossas capacitações, temos como objetivo a disseminação adequada de informações que abrangem o espectro entre a saúde e os transtornos mentais e a redução do estigma ligados a esses transtornos, com enfoque na prevenção. Acreditamos que esses conhecimentos são a chave para o desenvolvimento de fatores protetores que levam ao bem estar e para a redução dos fatores de risco que estão associados ao surgimento e às complicações dos transtornos mentais.
Nossas ações seguem os seguintes parâmetros:
- Priorizam a saúde como uma condição muito mais prevalente que a doença.
- Têm enfoque no empoderamento dos educadores, e não na sobrecarga ou na terceirização de tarefas.
- Levam em consideração o fortalecimento da rede multidisciplinar, em detrimento da medicalização, através do desenvolvimento de uma visão preventiva e esclarecida dos recursos disponíveis e comprovadamente eficazes.
- São baseadas em evidências científicas (do ponto de vista de conteúdo e de metodologia), sempre que existam dados disponíveis.
- São customizadas caso a caso, de acordo com as necessidades, os recursos e outras circunstâncias específicas da instituição solicitante.
- São cientes do impacto do estigma no contínuo entre a saúde e o transtorno mental. Neste sentido, buscamos à humanização da saúde mental e das suas subjetividades, com a finalidade de reduzir a “cultura do rótulo” e os equívocos de conduta decorrentes desse paradigma.
Com convicção desses parâmetros, boa parte do processo de formulação de nossas atividades é dedicada à “tradução” de conteúdos de alta complexidade para uma linguagem acessível e pertinente à prática dos educadores, assim como ao desenvolvimento de métodos que otimizem a apreensão do conhecimento abordado.
Os temas apresentados abrangem uma série de assuntos, que são reformulados de acordo com o surgimento de novas evidências científicas e com as demandas solicitadas. Sim, a equipe do Cuca Legal gosta de ser desafiada, portanto sinta-se a vontade de sugerir novos temas.
Para solicitar o desenvolvimento de um programa exclusivo ou mais informações, envie um e-mail para cucalegal@cucalegal.org.br ou clique aqui e acesse nosso formulário de contato.